Reforma e revitalização da cozinha da Ação Social Santa Isabel – Lar São José, projetada para garantir a qualidade e segurança de higiene na manipulação e produção dos alimentos, assim como para o armazenamento.
Objetivo especifico:
Ø Facilitar o cumprimento das normas regulamentadores da Vigilância Sanitária:
Ø Oferecer acondicionamento dos alimentos de forma adequada e segura;
Ø Oferecer ambiente mais seguro a nível de higienização para o preparo das refeições em todas as suas etapas, prevenindo a contaminação;
Ø Propiciar a variedade e quantidade de refeições produzidas;
, entendemos hoje que a nível de reformas e restruturação das instalações, nossa maior prioridade é na cozinha/dispensa, para aplicação das boas práticas na elaboração e produção das refeições de forma eficiente e segura, considerando a quantidade produzida para atender 45 idosos, com 6 refeições dia. (08:00 – café manhã, 10:00 lanche, 12:00 – almoço, 14:00 lanche, 17:00 – janta e 20:00 ceia), incluindo também funcionários.
Também entendemos como premissa o controle sanitário pelos aspectos, armazenamento dos alimentos de forma adequada para que não haja desperdícios, espaço adequado para o preparo das refeições, oferecendo um ambiente de trabalho eficiente e satisfatório otimizando todo o processo produtivo, o que certamente culminará na qualidade das refeições.
Outro aspecto relevante para garantir a qualidade da alimentação relaciona-se à edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Sabe-se que condições insatisfatórias de edificações podem comprometer o desempenho em itens como manipulação e fluxo de produção.
A execução deste projeto, nos oferece a possibilidade de melhorar a qualidade das refeições, culminando na satisfação e melhora no aspecto nutricional dos idosos residentes, com a proposta de reformar as instalações como a troca das cerâmicas e piso que já estão muito desgastados pelo tempo, e não mais adequados conforme critérios de segurança de higienização. Melhorar as bancadas e pias para a produção e preparo das refeições. Assim como a futura substituição do fogão industrial e câmara fria por novos, haja vista que estes também já não atendem integralmente as nossas necessidades de produção e armazenamento.